sábado, 14 de novembro de 2009

MIKAO USUI


O Fundador: Mikao Usui

Mikao Usui, ou Usui Sensei, como era chamado por seus alunos, nasceu em 15 de agosto de 1862, no Japão. Foi monge budista (provavelmente zen budista) e missionário xintoísta. Embora monge, tinha muitas atividades mundanas, trabalhou em órgãos governamentais e foi empresário. Também foi casado e teve três filhos. Como empresário, faliu e contraiu uma grande dívida e, em muitas ocasiões, viveu na pobreza, mas sem perder a paz de espírito, a alegria e a persistência. Seu fracasso financeiro pode ter contribuído para que procurasse algo mais na vida do que apenas o ganho material.

Conta-se que Mikao Usui era uma pessoa de natureza gentil, prudente, determinado, com o corpo grande, vigoroso e sorridente. Diz-se também que era muito estudioso e que tinha talentos variados.

Em 1922, fez um retiro de meditação e jejum no Monte Kurama, ao norte de Kyoto, local sagrado em que há muitos templos budistas. Ao final deste retiro, experimentou sua iluminação espiritual (Satori). Após este evento, criou o Reiki, usando o conhecimento adquirido em toda a sua vida e o conhecimento proporcionado por este momento de Satori.

No mesmo ano, fundou a Usui Reiki Ryoho Gakkai (Sociedade de Estudo do Método de Cura Usui Reiki), em funcionamento até hoje e abriu uma clínica em Tokio. Passou a oferecer tratamentos a doentes e seminários para interessados em aprender o seu método.

Em 1923, prestou ajuda a vítimas do terremoto Kanto, que devastou Tókio. Dizem que nesta época, chegava a conseguir tratar até três pessoas ao mesmo tempo e muitos tiveram sua vida salva por ele. Em grande parte por este episódio – e também por todo o seu trabalho de cura com o Reiki – em 1926 foi condecorado pelo Imperador Meiji, a quem Mikao Usui muito admirava.

Usui Sensei faleceu em 09 de março de 1926, em Fumuyama, aos 62 anos, vítima de um derrame cerebral. Foi enterrado no templo zen-budista de Saihoji, aonde foram também enterrados sua esposa e seus filhos. Neste templo, encontra-se um memorial, inscrito em um monólito de 1,20 de largura por 2,5 de altura, relatando a sua vida. Este memorial foi escrito por seu sucessor, Juzaburo Ushida, e é o principal documento que temos sobre Mikao Usui.

Entre 1922 e 1926, Mikao Usui conseguiu o incrível feito de ensinar o Reiki a cerca de 2.000 alunos. Desdes, cerca de 17 chegaram ao Shinpiden, o nível de mestrado, que habilita o praticante a também ensinar Reiki a novos alunos.