sábado, 14 de novembro de 2009

O QUE SÃO OS CHACRAS?


Todos já ouvimos falar em chacras. Mas o que são exatamente? Chacra é uma palavra sânscrita que significa Roda ou Disco Giratório. Todos nós possuímos chacras, que estão situados na superfície do duplo etérico, ou corpo etérico, a 6 mm da superfície do corpo físico.

O corpo etérico é um corpo exatamente igual ao físico, mas com uma vibração um pouco superior à dele, tornando-o mais sutil. Algumas pessoas conseguem enxergar o duplo etérico com facilidade, apenas exercitando a visão.

É um corpo cinza azulado que envolve o corpo físico. Quanto mais desenvolvido for o indivíduo, maior é a vibração e a luz que seus chacras emitem. A dimensão de um chacra varia de 5 a 15 cm.

Todos os chacras têm uma função específica. Os chacras etéricos têm a função de absorver e distribuir o prana ao duplo etérico e consequentemente ao físico, transmitir ao cérebro físico as lembranças das experiências astrais (do corpo astral).

Se uma pessoa não tem memória da vida astral é porque a ponte etérica não está construída. Não existe nenhuma conexão entre o desenvolvimento dos chacras etéricos e as qualidades morais de um indivíduo: os dois desenvolvimentos são distintos.

Cada centro ou chacra do corpo astral corresponde a um centro ou chacra do corpo etérico, mas não é coextensivo ao centro etérico, embora, em parte, coincida com ele.

Os centros etéricos estão situados na superfície do corpo etérico, mas os centros astrais estão freqüentemente no interior do corpo astral.

O prana, energia vital situada no Campo de Energia Universal e Humano, vibra perpendicularmente ao centro do chacra (jorra) ¿ essa energia passa do plano astral para o etérico e com a velocidade do giro formam-se raios (como pétalas de flor) ¿ o n.º de pétalas difere em cada centro.

Assim são produzidas as correntes e as forças primárias do prana, que penetra no vórtice dos chacras e carrega o chacra de força e energia, colaborando com nosso estado de saúde física, mental e espiritual.

Visto que, como já mencionei em outras oportunidades, quanto mais desequilibrados nos sentimos, maior é o estado de desequilíbrio de nossos chacras. Não nos adianta de nada querermos equilibrar nossos chacras sem trabalharmos interiormente nosso nível de consciência e auto percepção, pois o desequilíbrio dos chacras está intimamente relacionado com nossa psique.

Cada chacra tem uma função psíquica que deve ser observada, respeitada e relacionada ao problema em questão em qualquer trabalho terapêutico. Sendo assim, peço que você reflita sobre qualquer trabalho que prometa o equilíbrio dos chacras sem um acompanhamento psicológico, pois mesmo que o chacra seja equilibrado nesse tratamento, se a causa psíquica do desequilíbrio não for devidamente conscientizada, a tendência inevitável é o retorno do desequilíbrio.

O bem estar é temporário. É por esse motivo que sou partidária das terapias corporais, que se utilizam da palavra, sem esquecer do corpo, onde se encontram as energias sutis que provocam, através do seu desequilíbrio, todos os problemas físicos, psíquicos, mentais e espirituais que desenvolvemos.

Materia: Terra Esotérico Vida Interior