domingo, 24 de janeiro de 2010

OS NÁDIS


OS NÁDIS

Os nádis representam um tipo de artéria etérica.”Nádi” (sânscrito),significa tubo, vaso ou veia. Sua tarefa é a de conduzir o prana, ou energia vital, através do sistema de energia etérica. È através dos chacras, que os nádis de um corpo de energia ligam-se aos nádis do corpo energético vizinho.



Os principais canais de energia são o Sushumna, o Ida e o Pingala, de acordo com a nomeclatura da fisiologia energética hindu.

O Sushumna corre entre o chacra da raiz e o chacra coronário e a ele estão ligados todos os centros de energia. Através do canal Sushumna, flui a energia Kundalini, cuja entrada se faz através do chacra básico. Esta energia representa a energia cósmica criadora.É uma energia que alimenta energeticamente os chacras, integrando as forçasdos diversos planos energéticos para uma maior realização do ser.

Além de Sushumna existem dois outros canais de energia, Ida e Pingala, que desempenham um papel bastante importante no sistema energético. Permitem através da respiração, a captação da energia prânica ou energia vital que está no ar. O Pingala funciona como condutor da energia solar, plena de incandescência e de estímulo. Esse canal começa no lado direto do chacra da raiz, e termina na parte superior da narina direita. Ida é o portador da energia lunar, refrescante e tranquilizadora. Esse canal começa no lado esquerdo do chacra da raiz e termina na narina esquerda. No seu caminho, do centro da raiz até o nariz, os dois nádis se enrolam do Sushumna.

Sushumna, Ida e Pingala representam os três canais principais no sistema energético do homem, no qual os chacras agem como estações receptadoras, transformadoras e distribuidoras das diversas freqüências do prana. Eles absorvem energias vitais dos corpos etéricos do homem, do seu meio ambiente, do cosmos e das fontes básicas de toda e qualquer manifestação, diretamente ou através dos nádis, transformam-nas em freqüências necessárias aos mais variados setores do corpo físico, ou dos corpos etéricos, para sua manutenção e desenvolvimento, e transferem-nas, por sua vez, através dos canais energéticos, a esses corpos. Além disso, irradiam energias através do meio ambiente. Por meio desse sistema energético, o homem é envolvido num intercâmbio com as forças em ação nos mais variados planos de existência do seu meio ambiente, do universo e da base da Criação.

O Ida e o Pingala regem, ao nível físico, as respostas do sistema nervoso simpático e do parassimpático.

O Reiki por ser uma energia de freqüência elevada, atinge os estados dimensionais superiores, sendo um instrumento de cura, transformação e crescimento do ser.